TOPLOG 2012 VOTEM

terça-feira, 5 de abril de 2011

Funções da Linguagem

Bom, vou falar alguma coisa sobre as funções da linguagem, aquele negócio que estudamos no ensino médio, que divíamos ter dado importância na época, agora temos que estudar de novo. =D

Existem as funções:
  • Metalinguística;
  • Contextual;
  • Poética;
  • Interacional;
  • Informacional;
  • Diretiva e
  • Expressiva ou emotiva.
Vou falar um pouco sobre cada uma e tentar mostrar algumas em publicidades ou propagandas.

Função metalinguística

Centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionários são repositórios de metalinguagem.

Obs.: Em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem. O importante é saber qual a função predominante no texto, para então defini-lo.

Função emotiva (ou expressiva)

centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.

Função referencial (ou denotativa)

Centralizada no referente, quando o emissor procura oferecer informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular. Linguagem usada nas notícias de jornal e livros científicos.


Função apelativa (ou conativa)

Centraliza-se no receptor; o emissor procura influe nciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Função fática

Centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônica

s, saudações e similares.

Função poética

centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas etc.



Fonte: http://www.graudez.com.br/literatura/funling.htm

e outros


Nenhum comentário:

Postar um comentário