TOPLOG 2012 VOTEM

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dicas de fotografia!


O que as fotos 3×4 podem nos ensinar?


Existe uma frase assim: “sempre dá para ser um exemplo, nem que seja um mau exemplo” – e isso serve direitinho para as fotos de Documentos (tipo 3×4.) Quando estamos falando de retratos as fotos de documentos servem lindamente como um exemplo de tudo que não devemos fazer! Veja só:

1. Distância Focal

O mais indicado para fotos só de rosto são as lentes Teleobjetivas. Lentes Grande-Angulares distorcem a imagem (nariz vira batatinha, orelhas mudam de lugar ou até somem…) e tudo que queremos evitar é distorcer o rosto de nosso retratado, não é? As Teleobjetivas mostram a pessoa o mais próximo possível de sua aparência real.

É claro que quem faz fotos para documentos normalmente não estão nem aí pra isso e acaba fazendo do jeito mais fácil. 99% das vezes as fotos são feitas mais de perto do que deveriam. Isso quando a foto não é feita com uma WebCam.

Abaixo um exemplo pra perceber bem a diferença. A primeira foto foi feita com uma 70mm e a segunda com uma10mm. Naturalmente as fotos 3×4 não são tão exageradamente distorcidas (só a do meu Passaporte), mas assim dá para perceber a diferença nos dois extremos e tentar evitar uma distorção indesejada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário