TOPLOG 2012 VOTEM

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A DIFERENÇA ENTRE VER E ENXERGAR - PUBLICIDADE

Oi pessoal, li algumas coisas interessante sobre o tema: A DIFERENÇA ENTRE VER E ENXERGAR, e resolvi falar sobre o assunto, na verdade o que eu li não tinha muito haver com a nossa área, a publicidade e Propaganda, mas, eu trouxe para o "nosso lado". Tive uma visão diferente e que pode ser aplicada no nosso dia-a-dia, como publicitários.
De uma maneira geral e direta a diferença básica é:
VER: Exercer o sentido da vista sobre. Seria algo mais superficial, cotidiano e comum.
ENXERGAR: Divisar; perceber; entrever; descortinar; Observar, notar. Nesse caso é algo mais profundo, sai da "zona comum" de apenas ver, é algo que é percebido, não apenas visto, que chama atenção e é notado.
Bom, vamos ao que interessa. [Eu acho que] Já deu para entender um pouco de onde quero chegar com esse assunto.
Como fazer o publico ENXERGAR e não apenas VER, nosso trabalho? Como convencê-los a algo, como chamar e prender a atenção sem que pareça ser algo forçado, seja para o lado emotivo ou sexual.
Algumas técnicas bem simples são usadas, mas infelismente estão perdendo visibilidade por causa da grande aceleração das tecnologias, comunicação e globalização. E essa necessidade de atingir o publico com mais rapidez torna a publicidade, propaganda e o marketing em geral, algo banalizado e vulgar, apelando para a erotização e “sexualização” de tudo. Se formos observar até propagandas de creme dental são totalmente erotizadas [o.O].

Os publicitários de hoje estão correndo tanto para captar/manter clientes que não estão se importando tanto com a agressividade em que estão expondo seus trabalhos para a sociedade, estão subestimando o intelecto social, criando aberrações, estão prostituindo e denigrindo a imagem dos verdadeiros profissionais da área.

Mas eu só estou mostrando e apontando os problemas, e como fugir dessas novas formas de anúncios e dessas formas grossas e abusivas?

Aí vai um “segredo” que aprendi e que não abro mão dele.

A simplicidade é o último grau de sofisticação.”

Sabe que disse isso? Meu tio Leonardo da Vinci [=D]

E agora eu te pergunto você quer fazer coisas para os outros verem ou enxergarem?
Quanto mais simples mais limpo e bonito, vai direto ao ponto sem ter que apelar para coisas desnecessárias.
O soar sutil das coisas [sempre] chama mais atenção que o vulgar. O que mais impressiona e prende a atenção do publico, é simplesmente a simplicidade, criatividade e genialidade.

Alguns exemplos para não ficar somente nas minhas palavras...
Essas são as que eu considero boas propagandas.
Clorets - Eliminate bad breath
Photobucket - Video and Image Hosting

Nivea Beaut - Calcium Power
Photobucket - Video and Image Hosting

WMF Knives - Cutting board
Facas Ginsu?
Photobucket - Video and Image Hosting

Condomshop.ch – Don’t be stupid, protect yourself.
dont be stupid 01 70 Creative Advertisements That Make You Look Twice

E essas outras, são propagandas que apelam para o lado sexual.

[tá essa foi boa...]

..
¬¬'

Fica a dica
A simplicidade é o último grau de sofisticação."
Leonardo da Vinc

Chega de apelos eróticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário